quinta-feira, 14 de novembro de 2013

SecureDrop: Um cofre de informações de fontes anônimas


>Data:20/10/2013






>Jornalista:Margaret Looney

>Página:Principal>IJNet Blog


>Assunto Principal:Jornalismo multimídia e digital












image:
Jornalistas muitas vezes dependem de denúncias anônimas para alimentar suas investigações, mas pode ser difícil encontrar fontes dispostas, seja em pessoa ou online. Como nossas pegadas digitais estão crescendo e se tornando mais fáceis de serem detectadas, uma nova plataforma está tentando ajudar a manter a segurança das fontes anônimas.
SecureDrop é um sistema de envio onde informantes podem apresentar documentos e dicas de forma segura.
O programador e ativista de transparência Aaron Swartz criou o código do sistema, com a ajuda do editor da revista WiredKevin Poulsen, e o especialista em segurança James Dolan. Porque SecureDrop foi um dos últimos projetos de Swartz antes de sua morte em janeiro de 2013, o projeto tem sido chamado de seu "último presente para o jornalismo."
Organizações de notícias podem instalar o sistema em seus sites e mexer com o software de fonte aberta, conforme necessário. O Freedom of the Foundation Press, que [agora administra](http://boingboing.net/2013/10/15/freedom-of-the-press-foundatio-3.html o projeto, também vai oferecer treinamento sobre segurança cibernética
para jornalistas antes de começar a usar o sistema.
O sistema permite ao repórter estabelecer relações estreitas com suas fontes, em geral um movimento vantajoso quando se trabalha em investigações de alto nível que podem levar meses ou anos. Todas as fontes recebem um nome de código quando apresentam informação e os jornalistas podem conversar com suas fontes no sistema sem recorrer a e-mail, que é menos seguro. Quando as fontes retornam ao site, só precisam inserir o código para ver todas as perguntas de esclarecimento do jornalista e continuar a correspondência ou enviar mais documentos se assim o desejarem.
Em maio, a revista New Yorker foi a primeira organização a usar uma versão do sistema (chamadaDeadDrop na época) para lançar seu projeto StrongBox.
Leia mais sobre como usar o sistema (em inglês) aqui.
Margaret Looney, assistante editorial da IJNet, escreve sobre as últimas tendências na mídia, ferramentas de reportage e recursos de jornalismo.
Imagem sob licença CC no Flickr via Rohit Rath

Nenhum comentário:

Postar um comentário